Estrutura Residencial (ERPI)
A Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) da Fundação Sarah Beirão / António Costa Carvalho, é uma resposta social com capacidade para acolher 75 pessoas.
Trata-se de uma resposta social para idosos em situação de maior risco de perda de independência ou autonomia.
Esta resposta social visa: Acolher pessoas idosas cuja situação não lhes permita permanecer no seu domicílio; Proporcionar serviços que vão de encontro à satisfação das necessidades dos seus residentes; Promover a convivência através do relacionamento entre os residentes e destes com os familiares.
Tem como objectivo providenciar condições para uma boa qualidade de vida para os idosos, satisfazendo as necessidades de alojamento condigno, higiene pessoal, alimentação, saúde e lazer. Além do apoio social aos idosos e suas famílias, dispõe ainda de serviço de enfermagem e de actividades de cariz cultural e lúdico.
A ERPI pretende constituir um local agradável, de construção de relações compensadoras e estimulo a um envelhecimento activo com qualidade de vida, nos casos em que as condições de saúde o permitem.
Esta resposta tem como grupo alvo utentes com idade igual ou superior a 65 anos, salvaguardando a título excepcional a admissão de candidatos com menos idade, cuja situação económico/social/saúde o justifique.
- Cuidados de Higiene Pessoal;
- Alimentação;
- Cuidados de Imagem;
- Actividades de Animação Sociocultural, lúdico-recreativas e ocupacionais;
- Apoio no desempenho das actividades da vida diária;
- Cuidados de enfermagem e saúde (Medicina, Enfermagem, Fisioterapia);
- Administração de fármacos quando prescritos;
- Tratamento de roupa.
“Vim para esta instituição porque andava a cair muito e não tinha quem me ajudasse a levantar… Eu não me levantava sozinha… Os meus filhos não tinham como cuidar de mim. Não fazia comida para mim, a minha filha ia almoçar comigo para ter a certeza que eu comia. Foi por isso que me trouxeram para aqui, para ter quem olhe por mim.”
Dna. Helena Matias - Sobre: Estrutura Residencial para Idosos
“Esta instituição ajuda a tratar da minha mulher e em termos da comida… É do melhor que há! Gosto muito desta instituição e as condições são das melhores! Fiquei surpreendido com este ambiente, com esta maneira de viver, até com a maneira da “casa” e das pessoas, que para mim contam muito.”
Sr. Jorge Santos - Sobre: Estrutura Residencial para Idosos
“Faleceu o meu marido e eu fique sozinha, os meus filhos puseram-me aqui no Centro de Dia. Gosto de cá estar, ninguém me trata mal. Aqui dão-me apoio se é preciso. Levam-me ao médico… Como aqui e levo comida para casa e é comer com fartura, não há fome. Eu acho que as pessoas que estão sozinhas em casa deviam vir para cá, as meninas são nossas amigas.”
Dna. Natália - Sobre: Centro de Dia
“Tratam-me muito bem, não tenho nada que dizer da casa. Já cá estou há 5 anos e ajudam-me no que é preciso. Levo comida para o jantar, só ao sábado e ao domingo é que vou comer a casa do meu filho. Ao princípio não gostava de cá estar, mas depois habituei-me e agora gosto… Gosto de participar nas atividades.”
Dna. Laura - Sobre: Centro de Dia
“Se avaliar a situação atual da minha mãe e há um ano atras, antes de vir para o lar, eu posso dizer que este ano foi bastante positivo. Ela devido à doença que tem, a gente sabe que não tem cura, as melhoras serão poucas, mas mesmo assim eu noto uma diferença significativa e eu acho que ela está muito bem tratada e do pouco que eu consigo avaliar, estou muito satisfeita e voltaria a por cá os meus pais se o tempo voltasse atras. Recomendo a instituição sem qualquer duvida… (…) acho que é preciso que as pessoas se sintam felizes e para mim a maior alegria no meio de isto tudo, (…) é ouvir o meu pai a dizer que está no paraíso.”
Fátima - Filha do Sr. Jorge e da Dna. Laura Santos - Sobre: Serviço de Apoio DomiciliárioA Fundação Sarah Beirão tem como missão prestar uma melhor qualidade de vida à pessoa idosa.